Hackers: prefeitura do Rio não reestabelece sistemas atacados
A prefeitura do Rio de Janeiro ainda não conseguiu retomar os serviços, entre eles, a emissão da nota fiscal eletrônicca pelo portal Nota Carioca, depois do ataque hacker sofrido nesta segunda-feira, 15/08. Os sites de secretarias como a de educação, saúde e fazenda não estão funcionando. O Portal Carioca Digital ainda não foi normalizado.
Em nota oficial, a prefeitura informa que a Iplan Rio (Empresa Municipal de Informática) está tentando normalizar o sistema. “Os servidores da Iplan identificaram uma ação hacker em parte do sistema digital da prefeitura. Imediatamente implementamos uma série de ações para preservar os dados e retiramos do ar, de forma preventiva, todos os sistemas. Nossos técnicos estão trabalhando para que os serviços comecem a ser normalizados e pedimos a compreensão e paciência dos cariocas”, disse Claudio Fonseca, do Iplan Rio.
Entre os sistemas retirados do ar está os que são utilizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, muita gente passou a noite na fila. Porém, a direção da unidade só pode atender 70 pessoas, de maneira manual.
Em alguns casos, o atendimento foi agendado para outros dias. A paralisação do sistema, no caso, atrasa a atualização de cadastros de programas sociais. O ataque não atingiu o Centro de Operações do Rio de Janeiro, onde as câmeras de monitoramento da cidade estão funcionando normalmente.