Segurança

Incidentes de segurança na nuvem cresceram 154% em 12 meses

O Relatório Global de Segurança na Nuvem de 2024, da Check Point Software expõe um aumento nos incidentes de segurança na nuvem, marcando um crescimento de 24% em 2023 para 61% em 2024 – um aumento de 154%.

A pesquisa aponta uma tendência preocupante: enquanto a maioria das organizações continua a priorizar a detecção e monitoramento de ameaças, com foco em vulnerabilidades conhecidas e padrões de comportamento malicioso, apenas 21% delas enfatizam a prevenção.

E embora os ataques à nuvem estejam aumentando, apenas 4% das organizações revelaram que são capazes de mitigar os riscos com facilidade e rapidez. A maioria (96%) expressou preocupação sobre a sua capacidade de lidar com tais riscos.

Além disso, 91% dos entrevistados estão alarmados com o aumento de ameaças cibernéticas mais sofisticadas, incluindo riscos desconhecidos e ataques de dia zero, que não podem ser detectadas por meio de ferramentas de segurança convencionais.

A pesquisa indica, ainda, a adoção rápida de tecnologias de inteligência artificial, com 91% das organizações dando prioridade à IA para melhorar a sua postura de segurança.


E apesar do cenário crescente de ameaças, apenas 25% das organizações implementaram totalmente plataformas de proteção de aplicativos nativos da nuvem. 

Para 54% dos entrevistados há desafios na manutenção de padrões regulatórios consistentes em ambientes de múltiplas nuvens (multicloud). Sendo que 49% enfrentam dificuldades para integrar serviços em nuvem em sistemas legados, muitas vezes complicados por recursos de TI limitados.

O Relatório, conduzido pela Cybersecurity Insiders em abril de 2024, entrevistou 813 especialistas em segurança cibernética globalmente. 

Botão Voltar ao topo