Segurança

Indústria, governo e agro: Brasil sofre 2 mil ataques de malware por minuto

Foram pelo menos 725 milhões de ataques entre 2023 e 2024

A empresa de segurança cibernética Kaspersky diz que bloqueou mais de 725 milhões de ataques de malware no Brasil entre junho de 23 e julho de 24, o equivalente a 1,9 milhão por dia e cerca de 2 mil ataques por minuto.

Esses quase 2 milhões de malware por dia representam uma queda de 16% em relação aos 12 meses anteriores. O Brasil concentra 63% de todas as detecções na América Latina.

Entre os setores mais atacados por malware no Brasil estão Indústria (20,11%), governo (18,06%) e agricultura/florestal (16,93%). Ataques bem-sucedidos nessas áreas, que envolvem produção industrial, serviços públicos e cadeia de produção de alimentos, junto com a crescente digitalização, exigem que as empresas priorizem cada vez mais a cibersegurança nesses setores.

As principais ciberameaças detectadas no país se dividem entre adwares e trojans. Ferramentas de hacking associadas à pirataria, como o “HackTool.Win32.KMSAuto” (16,23%), também representam um risco significativo.

O malware “Trojan-Downloader.PowerShell.Agent”, responsável por 27% das detecções no Brasil, se mostrou particularmente perigoso por usar o PowerShell, uma ferramenta legítima do Windows, para baixar e executar outras ameaças, como ransomware e spyware, dificultando sua detecção.


Botão Voltar ao topo