Segurança

Mais de 500 e-mails e sites aplicam golpes que pedem doações às vítimas em Israel e Palestina

Uma campanha fraudulenta explora o conflito entre Israel e Palestina. Mais de 500 emails foram identificados como ação de golpistas que pedem “doações” e com isso aplicam fraudes financeiras. Sites falsos também foram criados para agilizar o processo de transferência do dinheiro.

Segundo especialistas da empresa de segurança digital Kaspersky, houve um aumento de e-mails fraudulentos que buscam falsamente doações para as vítimas no Oriente Médio. Golpistas se passam por organizações de caridade para atrair os usuários a clicar em um link que os levará a um site falso, onde há o pedido da doação. Diferentes e-mails estão sendo usados para o envio dessas mensagens.

Além do pedido de ajuda financeira, o site fraudulento ainda exibe fotos do conflito em andamento para incentivar as doações. Os fraudadores facilitam para que a transferência seja feita, oferecendo opções para várias transações de criptomoedas – Bitcoin, Ethereum, Tether e Litecoin.

“Nesses e-mails, os golpistas tentam criar diversas variações de texto para fugir dos filtros de spam. Por exemplo, eles usam várias frases de chamada para doação como “pedimos à sua empatia e generosidade”. Além disso, alteram links e endereços de remetentes. Uma maneira de evitar cair nesse tipo de golpe é buscar instituições com credibilidade para realizar uma contribuição e ter uma proteção de segurança instalada nos dispositivos “, comenta Andrey Kovtun, especialista em segurança da Kaspersky.


Botão Voltar ao topo