Malware focados em IoT crescem 33%
Um relatório da empresa de segurança SonicWall com base em dados coletados de 1 milhão de sensores de segurança em operação em 215 países indicou uma queda de 15% no volume total de malwares, e de 5% de ransomwares, na comparação de janeiro a setembro de 2019 com 2018.
No entanto, continua crescendo o volume de ataques que evadem tecnologias tradicionais de segurança, o que explica porque malware focado em internet das coisas, por exemplo, atingiu a marca de 25 milhões neste ano, um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2018.
Assim, no geral foram identificados 7,2 bilhões de ataques de malware e 151,9 milhões de ataques de ransomware nos nove primeiros meses do ano. Também caíram 32% os ataques de phishing. Mas, aponta a pesquisa, “de modo semelhante ao ransomware, os ataques de phishing estão sendo mais direcionados a executivos C Level, gestores de RH e líderes de TI”.
“O que os dados mostram é que os cibercriminosos estão se tornando mais sutis, mais direcionados e mais inteligentes em seus ataques”, conclui a pesquisa. Ela mostra ainda que ameaças criptografadas cresceram 58% nos três primeiros trimestres e que os ataques a aplicativos da Web aumentaram 37%.