Melhores práticas de segurança passam pelo treinamento do usuário
Não basta apenas cuidar do hardware e do software, é preciso ter treinamentos voltados ao usuário para se ter acesso as melhores práticas de segurança da informação, ressaltam o especialista de soluções da Intel, Marcio Paulino, e o Assessor de TIC da LTA-RH Informática, Marcos Formaggi. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, os especialistas sustentam que o ataque começa do lado do usuário que trabalha o dia a dia da TI.
“O treinamento do usuário pode ser feito por gamificação, mas precisa ser feito o quanto antes. Proteger o patrimônio físico é relevante, mas se não houver uma atenção especial ao usuário, não há política de segurança que traga resultados”, reforçou Paulino.
Já Formaggi lembra que o cibercrime se tornou um mercado de US$ 6 bilhões e a proteção da informação vai além da área de TI. “A corporação tem de se adequar a essa era dos ataques. Eles vão acontecer. Mitigar o dano passa por treinamento de usuários, e é preciso lembrar ainda da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados”, observa.
Assistam à entrevista com o especialista em soluções da Intel, Marcio Paulino, e o Assessor de TIC da LTA-RH Informática, Marcos Formaggi.