Ministério da Saúde ‘desliga’ rede sob alegação de ‘varredura de segurança’
O Ministério da Saúde informou no domingo, 12/12, que conseguiu recuperar todos os dados relativos aos registros de vacinação contra a Covid-19, que estava inacessíveis desde o ataque hacker contra sistemas do Datasus na madrugada de sexta, 10/12, mas não deu nenhuma prova efetiva de que está com os dados em mãos. Nesta segunda-feira, 13/12, a rede do Ministério da Saúde está desligada – todos os funcionários estão sem acesso a e-mails – sob alegação de uma ‘varredura de segurança’.
“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso. No momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, diz a nota do MS.
Diferentes sistemas, como e e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, ficaram indisponíveis após um ataque a 1h da madrugada de sexta, 10/12. Apesar da informação do MS sobre os dados terem sido restaurados, ainda não é possível acessar o ConecteSUS.
Um grupo assumiu autoria do ataque e divulgou duas notas, na qual pedia dinheiro para resgate dos dados. Mas a Polícia Federal descartou, ainda na sexta-feira, que as informações tivessem sido criptografadas, indicando que as demandas dos supostos atacantes eram falsas.