Netshoes, da Magazine Luiza, sofre novo ataque hacker. Milhares de dados de clientes são expostos
A Netshoes, que é da Magazine Luiza, foi alvo de um ataque hacker e teve, nesta quarta-feira (17), milhares de dados de clientes vazados em um fórum na web. O vazamento de dados foi publicado em um fórum cibercriminoso chamado “BreachForums”, segundo reportado pelo site Tecmundo. Segundo o usuário “CaptainJack”, que se diz autor da invasão do sistema interno do e-commerce esportivo, dados de 40 milhões de registros de compras foram obtidos neste mês.
Na publicação, o usuário anexou uma printscreen que mostra dados de ao menos 100 brasileiros expostos, para provar ser o autor do vazamento de dados. Na imagem, estão nome completo, CPF, número de telefone, endereço completo, data e número de pedidos realizados e outras informações de entrega dos produtos.
Ao jornal Valor Econômico, a Netshoes confirmou o vazamento, mas não informou o tamanho da base de dados exposta. Disse, também, que após o incidente “iniciou uma investigação forense sobre o ocorrido, inclusive com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados [ANPD], e e trabalhará para esclarecer as circunstâncias do episódio”. Também informou que o ataque não afetou as operações e não envolveu informações sensíveis.
Esta não foi a primeira vez que a Netshoes foi alvo de vazamento de dados de clientes. Em 2019, a empresa fechou um acordo com o Ministério Público do DF para pagar R$ 500 mil em indenização ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), vinculado ao Ministério da Justiça, pelo vazamento de dados quase 2 milhões de clientes no ano anterior. Em 2019, a Mngazine Luiza comprou a Netshoes por US$ 62 milhões.
A Netshoes foi a primeira empresa digital brasileira a alcançar o valor de US$ 1 bilhão, abriu capital em 2017 e chegou a valer US$ 880 milhões, mesmo sem dar lucro. Mas, passados dois anos, o valor da empresa caiu para algo em torno de US$ 65 milhões – tanto que terminou vendida por US$ 62 milhões. Entre as causas para uma queda tão brusca estavam a diversificação excessiva, que provocou encalhes de produtos, e o elevado endividamento, mesmo com alto fluxo de caixa. O vazamento de dados em 2018 teve muita repercussão e afetou a marca da companhia, que acabou sendo vendida no Brasil e na Argentina, sede do negócio.