No quinto dia fora do ar, prefeitura monta plano B, mas prejudica milhares de empresas cariocas
O Rio de Janeiro chegou nesta sexta-feira (19) ao quinto dia com serviços parados em decorrência do ataque hacker ao Datacenter na última segunda (15). O Diário Oficial do Município já voltou ao ar, mas as demais plataformas continuam indisponíveis e sem previsão de retorno. A prefeitura montou um plano B para acesso pelo site https://site.prefeitura.rio/
Mas há problemas graves para milhões de empresas cariocas, que emitem em média quase 3 milhões de NFes por mês. A prefeitura sugre a emissãso de um RPS provisório para substituir a nota fiscal eletrônica. O problema é qu empresas de outros estados se negam a receber o documento, o que está deixando muitas companhias em alerta para atraso de recebimento de valores.
“Os demais serviços do portal da Prefeitura do Rio seguem fora do ar até que o ambiente digital esteja seguro. Lamentamos todos os transtornos causados aos cariocas”, disse o prefeito Eduardo Paes (PSD). Enquanto os sites não voltam, órgãos da prefeitura estão prorrogando prazos. A prefeitura sustenta ainda que a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática foi acionada para que o responsável seja identificado e punido. A Empresa Municipal de Informática – Iplan – disse ter retomado o datacenter na quarta-feira, 17, mas até, agora, não conseguiu ‘limpar’ o ambiente digital.