Oi entrega 1200 câmeras de reconhecimento facial em Salvador
A primeira fase do projeto de implantação e operação de serviços de TI que contemplam a plataforma de videomonitoramento inteligente na Bahia, que nesta fase atende a capital do estado – Salvador – e a Região Metropolitana, contou com a instalação de 1.200 câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, além de 40 estações de rádio distribuídas pela cidade, 160 terminais para oficiais de campo e um sistema privativo de comunicação móvel (LTE privado) que permite a comunicação e a transmissão de imagens em tempo real dos centros integrados com os policiais e viaturas em campo pela Oi Soluções para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
O videomonitoramento inteligente é composto de torres, antenas e 3.900 terminais, incluindo terminais embarcados em viaturas e terminais portáteis, como aparelhos celulares. A solução vai disponibilizar uma plataforma de atendimento que irá interligar todos os chamados ao serviço 190, apontando as inserções das ocorrências, despachos para policiais externos de forma georreferenciada, além da integração com terminais LTE (4G) e com câmeras, com emissão de alarmes em caso de ocorrências que necessitem de ação imediata. Os dados coletados são armazenados e administrados pela Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado e as operações dessas plataformas são feitas exclusivamente pelo órgão.
Por meio da solução Gestão Digital 360º, a Oi Soluções fará também a gestão dos serviços de monitoramento do desempenho dos equipamentos da Secretaria (servidores, rede WAN, LAN e VLAN) trazendo relatórios gerenciais através de portal dedicado. Além disso, o projeto dará a sustentação de toda a infraestrutura do órgão, o que contempla rede lógica, datacenter, energia, sistemas legados e vídeo wall, com fornecimento de profissionais altamente qualificados, com dedicação exclusiva ao projeto, conhecido como Oi Serviços Profissionais.
Estes serviços irão permitir a gestão otimizada do pronto atendimento de ocorrências de urgência e emergência visando a proteção da vida e do patrimônio. A Oi Soluções foi a vencedora da concorrência pública do projeto Vídeo Polícia promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Para as próximas entregas, já foram instaladas 1.565 câmeras inteligentes e 2.000 conexões por fibra ótica em 39 municípios, além de 88 telas ativas de vídeo wall em 22 CICOMs. Para o presidente da Oi, Rodrigo Abreu, esse projeto de videomonitoramento adota o conceito de contratação de serviços integrados e será um ótimo exemplo de aplicação para cidades inteligentes.