
A partir de novembro, a Claro Empresas terá duas novas APIs na iniciativa Open Gateway: Tenure e Number Recycling. As ferramentas permitem identificar o uso de números utilizados para a realização de fraudes, adicionando camada extra de segurança aos processos de onboarding.
Por meio da validação de dados, como data de ativação, plano e titularidade, as soluções oferecem informações estratégicas para decisões mais seguras na abertura de novas contas, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A API Tenure garante maior confiança na identidade móvel ao verificar, diretamente com a operadora, há quanto tempo o número está ativo e o plano associado à linha. Essa validação acrescenta um nível adicional de proteção e autenticidade, funcionando como um forte indicador de estabilidade do usuário e reduzindo a dependência de informações adicionais.
Já a proposta da API Number Recycling é verificar se houve alteração no titular de um determinado número de telefone a partir de uma data específica. Com isso, garante que a linha não tenha sido reciclada e esteja corretamente associada ao usuário atual, evitando equívocos na comunicação e falhas na validação de dados. A solução também pode ser combinada à API Tenure para oferecer uma análise ainda mais completa do histórico da linha.
“Esses novos produtos representam mais um passo firme na nossa trajetória de inovação. É motivo de grande satisfação acompanhar a evolução da nossa oferta antifraude, guiada por visão estratégica e compromisso com a excelência”, afirma Carlos Araújo, Diretor de Novos Negócios da Claro.
Entre os parceiros com casos de sucesso, uma plataforma de delivery implementou as soluções para reforçar seu sistema antifraude, validando o tempo de contrato em processos de compra e produtos, evitando a criação de múltiplas contas para resgate de cupons ou benefícios.
O Open Gateway, iniciativa global liderada pela GSMA, é uma estrutura comum entre diversas operadoras, que transforma as redes de telecomunicações em plataformas padronizadas e abertas a desenvolvedores. Isso é possível graças às APIs (Application Programming Interfaces), que, de forma segura, atuam como portões (gateways) de acesso às funcionalidades das redes móveis das empresas.
A padronização permite a criação de aplicações e serviços que conversem entre si e sejam compatíveis com todos os dispositivos, alcançando qualquer cliente, independentemente da operadora à qual esteja vinculado.
“Estamos muito animados em entregar mais duas APIs do Open Gateway em 2025. Com essas adições já chegamos em 5 APIs no portfólio completo. As soluções Tenure e Number Recyling partiram da escuta ativa do mercado e da nossa convicção de que a tecnologia precisa resolver problemas reais. Combinamos nossa expertise em dados à inovação prática para trazer soluções que entregam valor com inteligência, agilidade e visão de futuro”, reforça Ageu Dantas, head de Data Analytics da Claro.