Segurança

Polícia Federal caça suspeitos de ataque ao e-Título

A Polícia Federal informou ter iniciado nesta terça-feira, 24/06, uma operação para “desarticular esquema criminoso de invasão ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral através do aplicativo e-Título, de uso dos cidadãos brasileiros”, segundo nota publicada pelo órgão. Chamada de “Eleitor Protegido”, a operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São Miguel do Gostoso/RN e Maracanaú/CE.

Os suspeitos foram responsáveis pela utilização ilícita do aplicativo E-Título para fins de inscrição eleitoral em nome de pessoas públicas, diz a nota da PF: “O TSE detectou o problema e identificou 158 registros de irregularidades realizadas por meio do aplicativo, que vão desde a emissão de título de eleitor até a inscrição como mesário voluntário, em nome das vítimas. Os investigados devem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático. A investigação terá continuidade para esclarecer qual era a motivação e o objetivo dos investigados com a invasão dos sistemas do TSE”.

Vários ataques à organização do sistema eleitoral brasileiro já foram registradas pelas autoridades. Uma delas nas eleições de 2020, quando o presidente do órgão, ministro Luis Roberto Barroso, afirmou que o TSE desligou um dos servidores proteger os dados dos eleitores.

Botão Voltar ao topo