Três dias depois do ataque hacker, TI da cidade do Rio de Janeiro segue fora do ar
A cidade do Rio de Janeiro segue com problemas causados por um ataque hacker há três dias ao datacenter. Entre os serviços afetados estão a suspensão do atendimento para o CadÚnico nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A emissão da Nota Carioca e o pagamento do IPTU e do Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) estão suspensos.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, diz que não haverá perdas para o cidadão, mas há a questão de emissão de nota fiscal eletrônica para envio para terceiros. A sugestão dada pela secretaria municipal do Rio de Janeiro é a volta ao papel.
Em nota, a secretaria aconselha aos contribuintes de ISS que utilizam o sistema da Nota Carioca emitirem um Recibo Provisório de Serviço (RPS) virtualmente ou em papelarias.
A substituição deve acontecer posteriormente. Para não prejudicar o contribuinte, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento acrescenta que irá publicar uma resolução estabelecendo que não vai considerar como dias úteis o período de paralisação dos sistemas. A questão é que há notas fiscais emitidas para outros estados e não há como substituir a NFe pelo papel.