Um em cada três jogadores online foi alvo de golpe
De acordo com a pesquisa realizada pela ESET e da qual participaram cerca de 1.150 pessoas, destaca-se que 1 em cada 3 das pessoas recebeu alguma tentativa de golpe por meio de uma plataforma de jogos. Geralmente através de contatos no jogo ou via Discord.
Outro dado interessante é que 30% das pessoas entrevistadas relevou que se infectou por fazer downloads de sites não oficiais. Embora esses dados confirmem que os cibercriminosos estão de olho nos games, quase 50% considera que jogar não é uma atividade arriscada para a segurança da informação.
Essa percepção de baixo risco também pode ser percebida no fato de que muitos jogadores não estão dispostos a sacrificar a experiência no jogo para se manterem protegidos, já que mais de 40% manifestou que considera importante manter a equipe protegida ao jogar, mas somente se isso não afetar a sua experiência.
Após 2020, que registrou um crescimento significativo de ciberataques às empresas de games, os dados de 2022 revelaram que a tendência não só continua, como os ataques a esse setor duplicaram no último ano. Além disso, as ameaças direcionadas ao roubo de contas também dobraram.
Um dos motivos, segundo a ESET, que pode explicar esse fenômeno é o crescimento no número de usuários dos jogos play to earn. Foram 2000% de participantes a mais nessa modalidade durante os três primeiros meses de 2022. A atratividade desse tipo de jogo é que ele combina diversão com a possibilidade de ganhar dinheiro por meio dos ativos criptográficos que o jogo concede.