Segurança

WannaCry ajuda mercado de seguros digital

O mercado de seguros para ameaças digitais tem se desenvolvido mais lentamente que o esperado, disse nesta sexta, 26/5, um membro do conselho do grupo segurador alemão Allianz, segundo a agência Reuters. Mas novas ameaças, notadamente a disseminação global do vírus WannaCry, podem mudar esse cenário.

“Agora o mercado está acelerando”, afirmou Axel Theis, da seguradora alemã. Na Europa, o mercado de ciberseguro atualmente tem um volume de prêmios de cerca de 200 milhões de euros – dos quais 50 milhões de euros são da Allianz.

A ideia é que uma típica apólice de ciberseguro pode proteger companhias contra extorsão promovida por vírus do tipo “ransomware”, que bloqueiam o acesso a sistemas e cobram quantias financeiras para a liberação. A apólice também pode cobrir custos de investigação e também pagar o resgate dos sistemas.

No Brasil, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), seguros contra cibercrimes também são um mercado pequeno, com 40 a 50 apólices por ano. A expectativa, no entanto, é que nos próximos anos ele passe da casa dos milhões, como na Europa atual, para bilhões.

* Com informações da Reuters


Botão Voltar ao topo