Web, dispositivos removíveis e e-mails infectaram 40% dos PCs industriais
Dois em cada cinco computadores industriais sofreram ataques cibernéticos no segundo semestre de 2016, indica um levantamento divulgado pela Kapersky Lab. A percentagem de computadores industriais sob ataque cresceu de 17% em julho de 2016 para mais de 24% em dezembro do mesmo ano.
Segundo esse levantamento, as três principais fontes de infecção foram a web, dispositivos de armazenamento removíveis e e-mail anexos e scripts embutidos no corpo de e-mails.
“O relatório apontou que no segundo semestre de 2016, os downloads de malware e o acesso às páginas de phishing foram bloqueados em mais de 22% dos computadores industriais. Isso significa que, pelo menos, cinco máquinas enfrentaram o risco de infecção ou tiveram suas credenciais comprometidas através da Internet.”
Mas a internet não foi a única ameaça. Dispositivos de armazenamento removíveis infectados foram responsáveis por 10,9% das infecções identificadas. Além disso, anexos de e-mail maliciosos e scripts embutidos no corpo de e-mails foram bloqueados em 8,1% dos computadores industriais, ficando em terceiro lugar das ameaças.
“Na maioria dos casos, os atacantes usam e-mails de phishing para atrair a atenção do usuário e disfarçar arquivos maliciosos. O malware foi mais frequentemente distribuído no formato de documentos de escritório, como o MS Office e arquivos PDF”, diz o levantamento.