Telecom

2021 será o ano do salto do 5G

O 5G terá um salto em 2021 tanto em termos de venda de smartphones como em infraestrutura, aponta relatório do Gartner. De acordo com a consultoria, os smartphones 5G vão representar mais da metade – 51%$ – das vendas de terminais em 2023. O salto das vendas acontecerá em 2021. Em 2020, por exemplo, a projeção é que os smartphones 5G representem apenas 6% das vendas totais de terminais móveis.

“À medida que a cobertura 5G aumentar e a experiência do usuário melhorar, os preços dos dispositivos móveis vão cair. O grande salto do 5G acontecerá em 2021 com os smartphones 5G representando 51% das vendas”, reportou o responsável pelo estudo, o diretor de pesquisa, Ranjit Antwal. “À medida que a cobertura 5G aumentar e a experiência do usuário melhorar, os preços dos dispositivos móveis vão cair. O grande salto do 5G acontecerá em 2021 com os smartphones 5G representando 51% das vendas”, acrescentou.

Ainda para Ranjit Antwal, o desenvolvimento do 5G entre os fabricantes deve ocorrer como uma forma de combater a queda nas vendas de smartphones, estimada em 2,5% para 2019. A consultoria também prevê que, até o final de 2020, apenas 7% das operadoras vão ter o 5G comercial.

No Brasil, em entrevista ao Estadão, o conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, sem dar detalhes de como chegou ao montante, assegurou que a venda de licenças vai gerar R$ 20 bilhões ao governo. A Anatel tem defendido um leilão mais voltado ao cumprimento de compromissos do que arrecadatórios. O Edital do leilão está previsto para ser publicado no segundo semestre deste ano.


Botão Voltar ao topo