5,3 bilhões de celulares serão jogados no lixo em 2022
Este ano, 5,3 bilhões de telefones celulares serão jogados fora, segundo o fórum internacional de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (WEEE). A estimativa, baseada em dados de comércio global, destaca o crescente problema ambiental do “lixo eletrônico”.
“As pessoas tendem a não perceber que todos esses itens aparentemente insignificantes têm muito valor e juntos em nível global representam volumes enormes”, disse o diretor geral da WEEE, Pascal Leroy. Estima-se que existam 16 bilhões de telefones celulares em todo o mundo.
O WEEE diz que sua pesquisa mostra que a “montanha” de resíduos elétricos e eletrônicos, de máquinas de lavar e torradeiras a tablets e dispositivos de sistema de posicionamento global (GPS), crescerá para 74 milhões de toneladas por ano até 2030.
“Esses dispositivos oferecem muitos recursos importantes que podem ser usados na produção de novos dispositivos eletrônicos ou outros equipamentos, como turbinas eólicas, baterias de carros elétricos ou painéis solares – todos cruciais para o verde, digital transição para sociedades de baixo carbono”, sustenta a entidade.
Pouco mais de 17% do lixo eletrônico do mundo é devidamente reciclado – mas a União Internacional de Telecomunicações das Nações Unidas estabeleceu uma meta de aumentar isso para 30% até o próximo ano. Trata-se de um dos “fluxos de resíduos mais complexos e de mais rápido crescimento que afeta tanto a saúde humana quanto o meio ambiente, pois pode conter substâncias nocivas”.
“Fornecer caixas de coleta em supermercados, coleta de pequenos eletrodomésticos quebrados na entrega de novos e oferta de caixas postais para devolução de pequenos resíduos eletrônicos são apenas algumas das iniciativas implementadas para incentivar a devolução desses itens”, aponta a WEEE.
* Com informações da BBC