Telecom

5G Americas diz que Covid-19 reforça revisão das políticas de conectividade na América Latina

A pandemia da Covid-19 forçou os governos da América Latina a ajustarem suas abordagens para manter a conectividade dos habitantes. Em debate promovido pela 5G Americas, especialistas recomendaram a revisão de impostos como forma de incentivar a infraestrutura e os serviços digitais. Para eles, a isenção de tributos como forma de deixar esses serviços mais acessíveis de forma a garantir maior adoção pelas populações mais pobres.

A conversa mediada pela entidade destacou a importância da indústria das telecomunicações, a necessidade de incentivar a cobertura de infraestrutura e os serviços digitais, assim como implementar melhorias na disponibilidade de informação estatística do setor que permita identificar as áreas que precisam de maior investimento em novas tecnologias.

No debate, os especialistas ressaltaram que a indústria das telecomunicações setá reagindo de diversas maneiras em seus esforços para manter conectados seus usuários. A conectividade, reforçaram todos, vai além da provisão de serviços de teletrabalho ou tele-educação, é uma ferramenta que pode significar a diferença entre a vida e a morte de distintas pessoas, entre o se contagiar com a Covid-19 e o receber notícias atualizadas que viabilizam uma melhor convivência enquanto dure o estado de emergência.

Foi unânime a defesa por uma política de transparência de dados mais efetiva no setor, afim de alcançar dados mais fidedignos para que os Estados possam desenvolver políticas públicas eficientes. Os especialistas pediram ainda uma  maior colaboração entre os setores produtivos para que se possa criar uma nova era digital.


Botão Voltar ao topo