5G avança em mais três capitais: João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte
Com cronograma ditado pelo avanço das instalações de filtros para evitar interferência nas antenas parabólicas, as próximas cidades a contar com o serviço serão João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte – partir desta sexta-feira, 29 de julho.
“Vamos chamar uma reunião extraordinária na quarta-feira pela manhã e vamos colocar em deliberação liberar a faixa de 3,5 GHz em João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte na sexta-feira, 29”, disse o vice presidente da Anatel e presidente do grupo de supervisão do processo de ativação, Moisés Moreira.
A oferta comercial da nova tecnologia depende da autorização do uso da faixa de radiofrequência que as operadoras móveis compraram no leilão de 2021. Como existe risco de interferência com as antenas parabólicas, a instalação de filtros em transmissores profissionais precede a liberação do uso em cada cidade.
Por falta de filtros suficientes, esse processo atrasou e está saindo a conta-gotas. Nesta segunda, 25/7, a Siga Antenado, entidade criada para instalar os filtros e distribuir novas parabólicas para famílias inscritas no Cadastro Único dos programas federais, anunciou que a entrega já começou a ser feita em Curitiba, no Paraná.
Pelo ritmo da instalação dos filtros, depois do início em Brasília, no começo de julho, e agora das capitais da Paraíba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, as próximas da fila podem ser a já mencionada Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.