5G e SD-WAN são prioridades no avanço da TBNet como provedora de telecom
A TBNet tem duas prioridades em 2024: expandir a oferta de SD-WAN e de 5G aos clientes externos. Na SD-WAN, a expectativa vai além da redundância de links, mas avança na camada de segurança e no combate aos ataques cibernéticos. Um cliente externo já contratou a solução, um cliente do banco financeiro. “Apostamos muito no SD-WAN como impulsionador do nosso serviço de telecomunicações em segmentos além do financeiro, em especial no varejo”, detalha o gerente-executivo da TBNet, Alexandre Coelho.
O 5G também cresce e avança. O momento esse ano será o escalar tudo que foi testado em provas de conceito, com o Link Booster 5G na solução fit voltada para o B2B, que precise de um link de internet sem redundância e de menor custo.
Em breve, diz Coelho, a TBNet vai anunciar uma parceria com uma startup para a fabricação local de modems para o Link Booster. “Estamos definindo o modelo de negócios, o mercado de chips passou por problemas, mas esse é um mercado que cresceu bastante”, diz. O teste com 5G em ATMs da TecBan – feito em parceria com a Claro – acabou, mas provou que o ATM terá vida longa.
“O ATM tem vida longa. O dinheiro seguirá no médio e no longo prazo. Ainda há muita transação em dinheiro. O ATM se reinventou para agregar o físico e o digital”, detalha o diretor da TBNet. Em 2024, a TBNet também tem uma aposta programada: fazer um piloto para Internet das Coisas.
“A gente enxerga muito potencial na IOT. Mas é prematuro falarmos ainda de produto e solução. Mas vamos testar. Acreditamos que com a melhora da conexão com o 5G se massificando, a IoT vai se multiplicar”, completa. Apesar dos projetos em andamento, a TBNet não fala dos investimentos feitos na empresa.