O crescimento das vendas de small cells para redes de acesso de rádio ultrapassou o de seus irmãos maiores durante o primeiro trimestre do ano, impulsionado por operadoras que densificam suas construções iniciais de 5G com ativos de espectro de frequência mais alta, de acordo com um novo relatório do Dell’Oro Group .
A empresa de pesquisa observou que os fornecedores tradicionais de RAN Huawei, Ericsson, Nokia, ZTE e Samsung dominaram o mercado de RAN de pequenas células durante o primeiro trimestre. Esses fornecedores ajudaram a aumentar as receitas de equipamentos RAN de pequenas células em 15% ano a ano em comparação com o mesmo trimestre de 2021, que a Dell’Oro disse ser mais rápido do que o ritmo morno registrado pelo mercado geral de RAN.
As small cells representavam apenas 2% a 3% do mercado RAN em 2015. Agora, já são cerca de 10% do mercado total da Rede de Acesso por Rádio (RAN) e são uma parte importante do kit de ferramentas RAN mais amplo.
As redes públicas 5G impulsionaram quase todo esse crescimento, com o Dell’Oro Group explicando que os investimentos privados em pequenas células 5G eram “ainda insignificantes” durante o trimestre e as receitas de pequenas células baseadas em 4G LTE caíram ano após ano. Isso se alinha com os comentários contínuos sobre o 5G privado ainda em seus estágios iniciais e a maioria das operadoras mudando seu foco de implantação pública de 5G para 5G.
“O fato de que os investimentos em pequenas células ainda estão avançando em ritmo acelerado, mesmo com as operadoras intensificando seus esforços de implantação de macro 5G, mostra que as pequenas células agora são uma parte essencial do kit de ferramentas RAN mais amplo”, Stefan Pongratz, vice-presidente do Dell’Oro Group , escreveu. “Ajudar a explicar essa aceleração de saída é a mudança para o 5G e a diminuição da diferença entre as implantações de macro e pequenas células, especialmente com 5G de banda média superior”.
Embora os desafios de implantação permaneçam, especialmente em ambientes externos, a Dell’Oro disse que espera que o mercado global de RAN de pequenas células ultrapasse US$ 5 bilhões em vendas este ano.