Telecom

5G: Norte, Nordeste e Centro-Oeste já podem agendar troca de parabólicas

A Anatel vai liberar as operações de 5G na faixa de 3,5 GHz a partir de 19/9 em mais sete capitais do país e em todas elas já é possível agendar a substituição das antenas parabólicas residenciais para evitar interferência da telefonia móvel com a recepção de TV via satélite. 

Isso significa que as famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal em Campo Grande,  Aracaju, Maceió, Teresina, Cuiabá, São Luís e Boa Vista já podem fazer contato com a EAF/Siga Antenado para marcar a instalação dos novos equipamentos. Nessas seis cidades a estimativa é de distribuição de 47,9 mil kits de parabólicas. 

Além disso, também já estão sendo agendadas as substituições em três capitais do Norte que ainda não têm previsão de início de operações do 5G ‘pleno’: Porto Velho, Macapá e Rio Branco igualmente estão no processo de troca desses equipamento para evitar interferências. Nessas, a estimativa é de que 26,4 mil famílias sejam beneficiadas. 

“A mobilização da população é fundamental para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital”, afirma o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra. “O resultado dessa operação será a implementação do sinal 5G e a geração de R$ 250 bilhões de impacto na produtividade da economia brasileira até 2035”. 

A Siga Antenado, ou EAF, é a empresa criada pelas operadoras que compraram radiofrequências no leilão do 5G, realizado em novembro de 2021. Ela funciona como braço operacional do processo de implantação da nova tecnologia, uma vez que o uso da faixa de 3,5 GHz pode causar interferência na recepção via satélite de televisão. 


Para efetuar o agendamento para a instalação do kit gratuito, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento devem ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado www.sigaantenado.com.br e inserir o CPF ou NIS.

A estimativa é de distribuição em Maceió de 14.700 kits; São Luís, 4.700 kits; Campo Grande, 5.800 kits; Cuiabá, 16.000 kits; Boa Vista, 4.600 kits; Aracaju, 2.100 kits; Teresina, 9.000 kits; Porto Velho, 7.200 kits; Rio Branco, 9.000 kits e Macapá, 10.200 kits. 

Botão Voltar ao topo