5G ultrapassa 1 bilhão de assinantes na China
A penetração do serviço de quinta geração subiu para 55,6%

As operadoras de telefonia móvel na China ultrapassaram o marco de 1 bilhão de assinantes da rede 5G em novembro, após atingirem coletivamente 995 milhões no final de outubro, mostraram dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação do país.
A China Mobile, a China Telecom, a China Unicom e a China Broadnet adicionaram 173 milhões de novos usuários 5G ano a ano em outubro, levando a penetração para 55,6%.
Assumindo que as adições mensais, que tiveram uma média de 14,4 milhões no ano até o final de outubro, ultrapassaram 5 milhões no mês passado, o total do país teria ultrapassado 1 bilhão.
A China Mobile encerrou outubro com 545,7 milhões de usuários da rede 5G, aqueles com aparelhos e pacotes de serviços compatíveis, um aumento de mais de 6 milhões em setembro. Ela começou a divulgar os números em março.
As rivais China Telecom, China Unicom e China Broadnet relatam apenas assinantes do pacote 5G, aqueles com apenas serviço.
As operadoras implantaram 764.000 estações base 5G desde o início de 2024, elevando o total para 4,1 milhões.
Dados da GSMA Intelligence mostraram que a Índia é o segundo maior mercado 5G do mundo, com 220,4 milhões de usuários no final de setembro. A Reliance Jio liderou com quase 120 milhões