5G vai ampliar uso de redes WiFi
Um estudo patrocinado pela Wireless Broadband Alliance, entidade que reúne empresas que desenvolvem e utilizam tecnologias WiFi, aponta que esse tipo de rede terá destaque com a chegada do 5G. Segundo a WBA, os investimentos em WiFi estão em alta e a tecnologia será “crucial” para a oferta de internet com alta qualidade e velocidade, com baixa latência.
Com o crescente consenso de que o 5G vai se valer de várias tecnologias de acesso por rádio, seja por espectro licenciado, não licenciado ou compartilhado, haverá destaque para o uso ainda mais intenso do WiFi.
“O futuro desenvolvimento do WiFi em si, que inclui novos padrões, também vai melhorar a performance e ajudar no suporte ao uso do 5G, inclusive em redes de alta densidade, banda larga móvel e agregação de múltiplas frequências”, sustenta a entidade.
Um levantamento feito com 200 operadoras e ISPs indicou que 80% dos entrevistados estão tão ou mais confiantes com a tecnologia do que há um ano, enquanto 47% disseram apostar ainda mais no uso de espectro não licenciado como um todo.
O estudo identificou ainda estratégias de monetização já para 2018, com a oferta de serviços locais em destaque, seguido por roaming e marketing por meio de análise de dados. Uso tradicional para acesso e offload de dados continua central para o mercado, mas aparecem novas ideias para ampliar o uso doméstico e corporativo das redes WiFi.
“Estudos indicam que a oferta de WiFi já se tornou a principal amenidade desejada por hóspedes de hotéis e um critério vital para a própria escolha da hospedagem”, diz a WBA.