Telecom

5G vai balançar forte a TV tradicional

A chegada do 5G trará impactos importantes no mercado de games, streaming e produção ao vivo, mudando a forma como o entretenimento será consumido, distribuído e produzido, afirmou Alexandre Britto, presidente da ABOTTs (Associação Brasileira Over-The-Top), ao participar no 5×5 Tec Summit Entretenimento, na sexta-feira, 10/12.

“A gente enxerga três verticais – produção de conteúdo, distribuição e consumo. Agora, finalmente, teremos a oportunidade de chegar em uma convergência entre elas, com o consumidor falando diretamente com os produtos. Serão muitas as possibilidades e o 5G é muito promissor nesse sentido. Talvez não seja tão disruptivo assim. Depende de como vamos usar essas aplicações. Mas certamente traz oportunidades para novos modelos de negócio, como já temos visto com, por exemplo, produtores de conteúdo passando para o direct to consumer. Será uma balançada forte no modelo de TV tradicional”.

Britto menciona ainda a chegada de outros segmentos econômicos nesse mundo de entretenimento / comunicação, como fintech, educação, energia e saúde, entre outros: “Abre-se um leque enorme de novos modelos de negócios que vão rodar em cima das camadas de aplicação. Mais importante do que a tecnologia em si são os novos modelos de negócios que vamos conseguir criar em cima dessas tecnologias, isto é, os modelos que são possíveis por meio de todas essas novas características”.

Para o presidente da ABOTTs, um grande desafio desse novo cenário é a associação de profissionais das diferentes cadeias desse mercado, como TV aberta, streaming e games. “São pessoas de culturas, gerações e conhecimentos diferentes. Existem aqueles mais resistentes, que falam ‘sempre foi feito assim’. Então é um desafio grande. Um dos principais papéis nossos, como associação, é ser catalisador, juntar essas peças, explicar e tentar unificar linguagens”, afirma.

Por fim, Britto ressalta: “É um mundo de novas apostas – algumas pessoas vão xingar, outras não. No final, é a experiência do usuário. O que vai ser conveniente, barato e eficiente para ele. O foco deve estar no cliente. O que ele quer é que vai pagar a conta”.


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