Telecom

5G vai passar 4G só em 2028

O mundo vai atingir 1,5 bilhão de acessos 5G em todo o mundo no final de 2023 – apesar de aspectos desafiadores como disputas geopolíticas, a desaceleração econômica e um desempenho fraco do segmento de smartphones que podem afetar mercados como a América Latina, reporta o Ericsson Mobility Report, divulgado pela fabricante.

Até o fim do primeiro trimestre, foram contabilizados 1,1 bilhão de assinantes 5G mundialmente, sendo 125 milhões adicionados nos três primeiros meses do ano. Hoje são  240 provedores oferecendo serviços móveis de quinta geração, incluindo 5G no padrão standalone, como as teles brasileiras.

A fabricante projeta ainda que, este ano, 62% dos smartphones vendidos já serão 5G, mesmo com a retração nas vendas. A Ericsson contabiliza 870 smartphones lançados e compatíveis com a quinta geração de rede. A média de consumo de dados dos smartphones em todo o mundo vai chegar a 20 GB por aparelho. No final de 2022, o indicador marcava 16 GB globalmente, ficando em 11 GB no caso da América Latina.

O relatório aposta em 4,6 bilhões de assinaturas de quinta geração em todo o mundo em 2028, quando o 5G tomaria lugar do 4G como tecnologia de acesso mais popular entre usuários. A ultrapassagem foi adiada em um ano, por conta de fatores como a postergação de leilões de espectro. Mesmo assim, a perspectiva ainda é que o 4G comece a retrair neste ano, após atingir seu pico. No momento haveria 5,2 bilhões de linhas móveis no padrão LTE ativas, sendo 59 milhões adicionadas ao longo de 2023.


Botão Voltar ao topo