Telecom

5G vai se disseminar rápido e atingir 40% do planeta até 2024

O 5G deve atingir mais de 40% da população mundial e reunir 1,5 bilhão de assinantes até o fim de 2024, tornando-se a tecnologia que mais rápido será disseminada em escala global, prevê a fabricante de equipamentos Ericsson em seu novo relatório sobre telefonia móvel.

Para a empresa sueca, a chave para a nova onda tecnológica e a rapidez de sua disponibilização em vários países está ligada à ampliação da capacidade das redes de telecomunicações, menores custos por gigabyte e a possibilidade de viabilizar novos tipos de uso.

Por essas previsões, a América do Norte e o Nordeste da Ásia vão liderar a adoção do 5G. Segundo a Ericsson, na América do Norte a nova tecnologia deverá concentrar 55% dos assinantes móveis até o fim de 2024. Enquanto no Nordeste da Ásia serão mais de 43%, puxados pela Coreia do Sul, Japão e China. Na Europa Ocidental, essa estimativa é de cerca de 30% dos assinantes da telefonia móvel estejam usando 5G no fim de 2024.

O relatório não faz projeções para a América Latina – nem África, nem sudeste asiático ou os países árabes, ou qualquer das porções menos prósperas do planeta. Menciona, porém, que Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México já estão planejando implementações de 5G a partir de 2020 e que a primeira faixa de frequência para a nova tecnologia será 3,5 GHz.

Ainda segundo a Ericsson, o tráfego móvel cresceu cerca de 79% nos doze meses encerrados em agosto de 2018, puxado especialmente pela China. De maneira geral, o principal componente do crescimento global é o tráfego de vídeo, que a fabricante sueca acredita crescerá a taxas anuais de 35% até 2024, representando então 74% de todo o tráfego móvel.


Botão Voltar ao topo