Acerto TIM/Porto Seguro Conecta garante serviços para 736 mil clientes
O acordo firmado entre a Porto Seguro Conecta e a TIM, que era a prestadora da infraestrutura de rede, para a descontinuidade da operação envolveu a manutenção de todos os serviços contratados pelos clientes da MVNO. A Porto Seguro Conecta desistiu de ficar à frente da operação de Telecom, fato que o mercado já especulava uma vez que houve uma mudança de diretoria e o negócio Telecom deixou de ser um atrativo.
Nos últimos dados da Anatel, a Porto Seguro Conecta chegou a 736 mil acessos, sendo parte do serviço SMP tradicional (voz e dados) e parte de M2M, muito para rastreamento de automóveis. As partes não confirmam, mas o acerto firmado com a TIM assegura, agora, os direitos imediatos dos clientes SMP, mas também serão direcionados para os usuários M2M.
Como não houve ainda a renúncia oficial da licença de MVNO da Porto Seguro Conecta, os clientes seguem operando de forma transparente. Mas serão comunicados da operação e da possibilidade de migrarem para os pacotes ofertados pela TIM. O plano de numeração ficará o mesmo, uma vez que a TIM já socilitou à Anatel a manutenção desses números.
As duas empresas negam que tenha ocorrido uma transferência de carteira de clientes, uma vez que em Telecom, quem é dono do número é o cliente, por conta da portabilidade numérica. Também negam que houve qualquer tipo de compensação financeira pelo negócio e assumem apenas os contratos firmados como atacado e varejo pelo uso da infraestrutura.
Em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, 03/10, a TIM informou que celebrou um acordo com a “Porto Seguro Conecta visando garantir a continuidade técnico-operacional dos serviços mediante migração das linhas ativas para rede da TIM”. A Porto Seguro decidiu encerrar suas atividades no mercado de Telecomunicações – os rumores da insastifação dos controladores acontecia desde o final do ano passado. A empresa foi a primeira a atuar como MVNO, operadora de telefonia móvel virtual. Somava, então, cerca de 563 mil linhas, concentradas, de acordo com a TIM, nos serviços M2M. A TIM já era a sua operadora de infraestrutura de rede.
Segundo o comunicado, a TIM proporcionará aos clientes migrados ofertas de voz e dados ainda melhores com manutenção dos valores e dos benefícios para os segurados (por intermédio da própria Porto Seguro) e o alto nível de atendimento. A operação será finalizada somente depois de avaliada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os valores da incorporação não foram revelados pela TIM.