O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Acordo entre Enel e teles tenta novo mutirão de ‘limpeza’ dos postes em SP

Pressionadas pelo Procon-SP, que expediu uma notificação sobre o assunto ainda em agosto, a Enel (ex Eletropaulo) e as operadoras de telecomunicações Vivo, Claro, TIM e Oi, além da Telcomp, firmaram um Protocolo de Intenções para “acabarem com a fiação irregular encontrada nos postes da cidade de São Paulo”. 

A nova tentativa tem como meta adequar 18 mil postes até 20 de dezembro próximo. E segundo a Enel o novo mutirão já começou desde a noite de segunda, 14/10, na Avenida 23 de Maio. 

As próximas etapas da ‘limpeza’ na capital paulista envolve as avenidas Pedro Álvares Cabral, Brasil, Rebouças, 9 de Julho até a Rua José Maria Lisboa, descendo para toda a região do Paraíso, mais a região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

Segundo a Enel, as empresas de telecomunicações terão que ordenar todos os seus cabos em seis pontos por grupo econômico. Também terão que instalar equipamentos em local adequado, os cabos não devem estar em nenhuma situação emergencial, situação de risco a população ou em proximidade com rede energizada. 

A distribuidora de energia vai remover fios irregulares e clandestinos, assim entendidos aqueles que não possuem contrato com a emprsa, para que as operadoras de telecomunicações tenham espaço para adequar suas redes. 


A encrenca dos postes é grande, envolve cerca de 9 milhões deles nas maiores cidades do país, mas de complexa solução. 

Vale lembrar que há mais de um ano venceu um prazo dado pela comissão de resolução de conflitos da Anatel e Aneel, o que ensejou a Enel a programar o corte fios considerados irregulares. Na época a meta era a regularização de 2.129 postes na região metropolitana de São Paulo. Depois disso, o Procon-SP entrou na disputa com uma notificação aos envolvidos. Daí o novo acerto. 

Botão Voltar ao topo