Agentes IA se tornam estratégicos nos serviços da Claro Empresas
Para o diretor de Inovação, Produtos B2B e do beOn da operadora, Rodrigo Assad, os agentes IA permitem aos humanos a voltar a 'pensar no negócio'.

Até bem pouco tempo, a inteligência artificial era apenas explicativa, mas, agora, com os assistentes, inicia uma nova fase: a terceirização de tarefas do dia a dia. “Aqui na Claro Empresas estamos criando agentes IA mais complexos que conversam entre si para as tarefas operacionais do dia a dia”, conta o diretor de Inovação, Produtos B2B e do BeOn da Claro Empresas, Rodrigo Assad.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a Futurecom 2025, o executivo reforça que os agentes IA permitem aos humanos voltarem a pensar para capitalizar o negócio, uma vez que eles executam as tarefas rotineiras e que demandam tempo do profissional.
Assad conta que a Claro Empresas foi um laboratório para o uso dos agentes IA. “Nós treinamos os agentes nas nossas tarefas e estamos levando ao mercado”. Sobre o lugar dos agentes IA, o executivo da Claro Empresas não hesita: eles são o presente e serão o futuro. “Quem ainda não está olhando para os agentes IA, precisa olhar bem rápido”, sinaliza. Assista a íntegra da entrevista.