Telecom

Alemanha ignora pressão dos EUA e mantém Huawei no páreo para 5G

A Alemanha não vai barrar equipamentos chineses das compras das operadoras de telecomunicações para implantação do 5G no país, informou nesta segunda, 14/10, um porta voz do governo ao apresentar novas regras relacionadas à nova geração tecnológica. 

“Não tomaremos nenhuma medida prévia para banir nenhum ator ou nenhuma empresa”, afirmou o porta-voz do governo federal alemão, Steffen Seibert, em conferência de imprensa realizada em Berlim nesta segunda. 

As operadoras alemãs Deutsche Telekom, Vodafone e Telefônica Deutschland terão que identificar e adotar padrões de segurança aperfeiçoados para elementos críticos de rede. 

Os fornecedores deverão ser certificados como confiáveis, garantindo recursos legais contra danos se houver prova de que os equipamentos foram usados para espionagem ou sabotagem. 

Os equipamentos críticos deverão ser certificados pela autoridade alemã de cibersegurança – o Escritório Federal de Segurança da Informação, ou BSI na sigla em alemão. 


A posição do governo da Alemanha se dá apesar da pressão dos Estados Unidos contra fornecedores chineses, especialmente a Huawei, que é o maior fornecedor mundial de equipamentos de rede. Todas as teles alemãs usam equipamentos da fabricante chinesa e alegaram prejuízos em dinheiro e atraso na implementação do 5G no país caso houvesse banimento. 

* Com informações da Reuters

Botão Voltar ao topo