O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Algar Telecom faz testes comerciais com 5G em Uberlândia

Nesta quinta-feira, 10/10, a Algar Telecom começou os testes comerciais com 5G em Uberlândia, Minas Gerais. Até 20 de outubro, a empresa disponibilizará o óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one com jogos na nuvem, um smartphone Huawei Mate 20X 5G para testes de velocidade e outras demonstrações, além de um painel comparativo das tecnologias 4G e 5G. As experimentações abertas ao público estão sendo realizadas no Espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileusa.

Em agosto, após a obtenção da licença de permissão da Anatel para uso da faixa de 3,5 MHz em caráter de teste e pesquisa científica, a companhia realizou os primeiros testes com o 5G em laboratório – com a cooperação da multinacional Huawei e da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neles, houve medição da taxa de dados alcançada, da latência da rede, do consumo de energia e outras variáveis em diversas situações de largura de banda e configuração de parâmetros de redes.

Na avaliação de velocidade de conexão, os testes com 5G atingiram 1.054 Mbps (acima de 1 Gbps) no downlink e 114 Mbps no uplink, número dez vezes maior do que o alcançado hoje no 4.5G, pouco superior a 100 Mbps. Em relação à latência, os testes do 5G chegaram a 6 ms. No 4.5G, em boas condições, a latência é de 15 ms.

“Como as especificações da nova arquitetura do core de rede do 5G ainda estão em andamento, a tendência é que caia ainda mais, permitindo no futuro serviços de maior confiabilidade e baixa latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância”, explica Luis Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom.

Embora a Algar Telecom já tenha o serviço em caráter de testes, sua comercialização ainda dependerá do leilão das faixas de 5G.


 

Botão Voltar ao topo