Algar Telecom quer chegar a novos 300 municípios ‘o quanto antes’ e apoia 5G com provedores regionais
A Algar Telecom planeja começar a atuar em 300 novos municípios em um “curtíssimo prazo”, chegando a 672 municipios cobertos no Brasil, antecipou o presidente do Grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, nesta terça-feira, 29/09, durante o Painel Telebrasil 2021.
“Nosso backbone passa por 16 estados mais o Distrito Federal, são 600 cidades onde nossa rede tem presença. Destas, temos 372 municípios em operação e a possibilidade de atendermos mais 300 no curtíssimo prazo”, sinalizou o executivo.
“Já temos o backbone e backhaul, precisamos fazer somente a conexão final com os clientes. Essa é uma possibilidade real de aumentarmos nossa presença no curtíssimo prazo em 300 cidades”, concluiu Garcia, ao abordar a estratégia B2C da companhia.
No segmento B2B, a Algar destacou a marca de 168 mil clientes corporativos atendidos com fibra e o avanço da dimensão da empresa desde 2015. “Em seis anos, saímos de quatro estados para praticamente 17, de 87 cidades para mais de 370, e de 25 mil km de redes para 110 mil. É uma expansão considerável para atender clientes B2B”, afirmou o presidente do conselho de administração da operadora.
Garcia relembrou que a expansão ocorreu também por meio de aquisições, iniciada com a Iquara Telecom, em São Paulo, em 2005, e chegando a mais recente, a Vogel Telecom. O processo de aquisições incorporou redes em 150 cidades de 13 estados e no Distrito Federal.
Leilão 5G
Garcia destacou a realização do leilão 5G – cujo edital foi publicado nesta segunda-feira, 27/09, pela Anatel e que está previsto para o dia 04 de novembro. Para o presidente do Grupo Algar, o modelo definido acertou em definir três radiofrequências diferentes para lotes regionais. “Ter provedores regionais é essencial porque essas empresas estão indo ao mercado de capitais, se fortaleceram e vão propiciar mais competição e melhor atendimento aos clientes na oferta dos serviços digitais”, disse.
A força dos provedores regionais, adicionou, é querer estar muito próximo dos clientes. “Fizemos isso no Grupo Algar”, destacou. Luiz Alexandre Garcia lembrou que a companhia precede a criação do sistema Telebras, passou pela privatização do setor em 1998 e, agora, vive a revolução tecnológica onde até bem pouco tempo a voz era responsável por 97% das receitas e, atualmente, no mundo digital, o predomínio é da comunicação de dados.
No caso da Algar, manter a característica regional não implicou deixar de ser uma operadora nacional. A empresa, que completa 67 anos, possui 110 mil Km de fibra ótica ligando Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a Fortaleza, no Ceará, com atuação em 372 municípios e uma carteira com 168 mil clientes corporativos e mais de 1,1 milhão de clientes residenciais. No total, são 460 mil casas conectadas.