Telecom

Amazon vai pagar US$ 2 por mês por dados de usuários

A gigante americana de vendas pela internet Amazon lançou um programa de verificação de anúncios que paga US$ 2 por mês para alguns usuários em troca de acesso aos dados de navegação.

Nesse novo programa, somente para convidados, a Amazon está rastreando quais anúncios os participantes viram, onde os viram e a hora do dia em que foram vistos. Isso inclui anúncios da própria Amazon e anúncios de terceiros na plataforma. A informação é do portal Insider

“Sua participação ajudará as marcas a oferecer melhores produtos e tornar os anúncios da Amazon mais relevantes”, escreveu a Amazon em seu FAQ do Shopper Panel.

O pagamento é apenas para os convidados a participar do programa, embora os clientes que não foram convidados possam ser adicionados a uma lista de espera e potencialmente ingressar mais tarde, disse um porta-voz da Amazon ao Insider. O porta-voz se recusou a dizer ao Insider como a empresa decidiu quem convidar.

O acordo faz parte do Amazon Shopper Panel, um programa somente para convidados, no qual clientes selecionados da Amazon podem ganhar US$ 10 por mês se fizerem o upload de 10 recibos elegíveis de compras feitas fora da Amazon. Os membros do painel podem receber recompensas mensais adicionais por concluir pesquisas curtas.


O programa de verificação de anúncios – atualmente limitado a clientes da Amazon nos EUA e no Reino Unido – foi lançado após as preocupações dos defensores da privacidade sobre como a Amazon lida com dados confidenciais do usuário.

A empresa informou que vai excluir informações confidenciais, como informações de prescrição de receitas farmacêuticas, de acordo com seu aviso de privacidade. Os participantes podem excluir os recibos que carregaram no aplicativo sempre que quiserem, de acordo com o aviso.
A Amazon não é a primeira a pagar por dados. Em 2016, o Facebook lançou um programa que oferecia vales-presente mensais de U$ 20 para usuários com idades entre 13 e 25 anos se eles instalassem o Facebook Research, um aplicativo VPN que rastreia a atividade online para pesquisa de mercado.
Em 2012, o Google lançou o Screenwise, um programa que oferecia aos usuários voluntários vales-presente de US$ 5 da Amazon – com cartões adicionais a cada três meses por até um ano – para baixar uma extensão do navegador Google Chrome que rastreava o que eles faziam na internet.
Outra parte do programa Screenwise deu aos usuários $ 100 – mais $ 20 por mês após a inscrição – se eles concordassem em instalar um roteador fornecido pelo Google em suas casas para rastrear seu comportamento. Os programas do Facebook e do Google foram encerrados em 2019 devido a questões de privacidade.

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