Amazon vai pagar US$ 2 por mês por dados de usuários
A gigante americana de vendas pela internet Amazon lançou um programa de verificação de anúncios que paga US$ 2 por mês para alguns usuários em troca de acesso aos dados de navegação.
Nesse novo programa, somente para convidados, a Amazon está rastreando quais anúncios os participantes viram, onde os viram e a hora do dia em que foram vistos. Isso inclui anúncios da própria Amazon e anúncios de terceiros na plataforma. A informação é do portal Insider.
“Sua participação ajudará as marcas a oferecer melhores produtos e tornar os anúncios da Amazon mais relevantes”, escreveu a Amazon em seu FAQ do Shopper Panel.
O pagamento é apenas para os convidados a participar do programa, embora os clientes que não foram convidados possam ser adicionados a uma lista de espera e potencialmente ingressar mais tarde, disse um porta-voz da Amazon ao Insider. O porta-voz se recusou a dizer ao Insider como a empresa decidiu quem convidar.
O acordo faz parte do Amazon Shopper Panel, um programa somente para convidados, no qual clientes selecionados da Amazon podem ganhar US$ 10 por mês se fizerem o upload de 10 recibos elegíveis de compras feitas fora da Amazon. Os membros do painel podem receber recompensas mensais adicionais por concluir pesquisas curtas.
O programa de verificação de anúncios – atualmente limitado a clientes da Amazon nos EUA e no Reino Unido – foi lançado após as preocupações dos defensores da privacidade sobre como a Amazon lida com dados confidenciais do usuário.