Telecom

American Tower cria centro nacional de desenvolvimento de IoT para suportar rede LoRa

A American Tower do Brasil (ATC) está apostando em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Tanto que está construindo uma rede usando a tecnologia LPWAN (low power wide area network) no padrão LoRa (long range) e em frequência não-licenciada (banda ISM, 900MHz). A companhia será fornecedora da infraestrutura de rede compartilhada no atacado e, para fomentar o mercado, anunciou o IoT Open Labs, um centro de experiência e desenvolvimento que tem parceria da ATC com a Everynet e BandTec Digital School.

Entre os objetivos do projeto está capacitação de novos profissionais para acelerar o ecossistema de IoT no Brasil e ampliar a atuação da companhia como player de compartilhamento de infraestrutura no setor de telecomunicações no Brasil. O IoT Open Labs tem também o papel de atuar como viabilizador da nova infraestrutura da ATC, que entendeu que não basta construir a rede, sendo necessário estimular o ecossistema dos desenvolvedores de dispositivos, sensores e da camada de aplicação e software.

A proposta do IoT Open Labs é ser um local onde empresas parceiras, clientes, desenvolvedores e estudantes poderão experimentar, interagir, testar e entender fim a fim as aplicações para internet das coisas funcionando em uma rede real. A ATC espera que o centro seja um catalisador do ecossistema de aplicações para o desenvolvimento e implantação de aplicações para IoT, fazendo uso de espaços dedicados ao desenvolvimento de aplicações, cursos de capacitação e especialização.

A Everynet é o parceiro tecnológico escolhido pela American Tower responsável pelo desenvolvimento dos rádios e servidores LoRa. A BandTec Digital School é o parceiro que fornece a infraestrutura para o IoT Open Labs e o suporte acadêmico no desenvolvimento de soluções de IoT. 


Botão Voltar ao topo