América Latina já conta com cinco redes de 5G
Cinco redes 5G começaram a operar durante 2019 na América Latina, aponta um levantamento da 5G Americas. Primeiro no Uruguai, em abril de 2019, com uso da faixa de 28 GHz, enquanto que em Porto Rico e nas Ilhas Virgens Americanas (dezembro) uma operadora usou a banda de 600 MHz. Ainda em dezembro, as operadoras em Trindade e Tobago e Suriname anunciaram o lançamento de redes 5G para serviços como acesso fixo sem fio (FWA). Enquanto isso foi lançado um contrato para o desenvolvimento de uma rede 5G.
Ainda ao longo do ano passado foram executados ao menos 30 testes da 5G em 12 países. A maioria destes testes ocorreram no terceiro trimestre de 2019, demonstrando principalmente o uso de eMBB em smartphones. Também realizaram sessões de realidade aumentada, aplicações de Internet das Coisas (IoT) para indústria e cidades inteligentes, telessaúde e banda larga sem fio.
O estudo da 5G Americas inclui os testes anunciados publicamente durante o ano 2019 em 20 países da América Latina. Eles empregam principalmente a banda de 3,5 GHz e, em menor medida, a de 28 GHz.
Três países concentraram a maioria dos testes (18, equivalente a 60% do total). No Brasil foram reportados 10 testes enquanto que no Chile e Peru 4 cada um. No Brasil e no Peru os teste utilizaram espectro de banda de 3,5 GHz, enquanto que no Chile incluiu essa banda e a de 28 GHz.