Anatel: Apenas 11 estados aderiram ao sistema de bloqueio de celulares
Apenas 11 estados firmaram acordos com a Anatel para adesão ao Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas, ou Cemi, sistema que permite o bloqueio de celulares roubados diretamente pela polícia, a partir da apresentação de denúncia pelos usuários nas delegacias.
Em carta do presidente da agência, Juarez Quadros, às Secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, o regulador “incentiva a adesão” ao sistema – é que para poderem acessar o Cemi, esses órgãos precisam primeiro firmar termos de adesão com a Anatel.
“Com o sistema, um celular furtado ou roubado pode ser bloqueado diretamente pelas vítimas nas delegacias de polícia, quando fazem a ocorrência, sem a necessidade de que esses usuários entrem também em contato com as operadoras de telefonia”, destaca a agência.
Nas contas da ABR-Telecom, entidade que administra o Cemia, até o final de janeiro deste ano o sistema permitiu o bloqueio de 7,8 milhões de aparelhos roubados ou furtados no país. Antes dele, era necessário procurar cada uma das operadoras para fazer o bloqueio.
Segundo a Anatel, além da Polícia Federal, aderiram ao Cemi as secretaria de segurança do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Roraima, Amazonas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso e Goiás. O sistema está integrado com a lista internacional de aparelhos roubados, gerida pela GSMA.
* Com informações da Anatel