Anatel aprova redução de 0,4% na tarifa fixo-móvel
A Anatel aprovou nesta quarta, 12/12, o reajuste tarifário de serviços e determinou uma redução de 0,4%, em média, na tarifa das chamadas de telefones fixos para celular, nos planos básicos das concessionárias. Também houve mais um degrau de queda em conexões de atacado.
“Nesta reunião tomamos duas decisões importantes, no varejo e no atacado, com importância grande para mercado e usuários. Enquanto o INPC está acumulado em 4% em 12 meses, o item de telecomunicações em queda de 0,44% no mesmo período. O peso do serviço de telecomunicações no INPC caiu de 4,6% pra 2,7%, o que significa que os gastos com telecomunicações estão pesando menos no bolso do consumidor brasileiro”, afirmou o conselheiro Aníbal Diniz.
“A segunda decisão, em que pese lado complexo, se refere a mais uma etapa de redução de insumos de atacado. A partir do modelo de custos terminamos de fazer a convergência de tarifas e valores de referencia de conexões de voz, TURL, VUM e EILD que entrarão em vigor de 2020 a 2023. É uma abordagem que prioriza a eficiência e incentiva os operadores a trabalhar com a exploração mais eficiente possível de sua infraestrutura”, completou.