Anatel cria grupo para estudar o impacto da inteligência artificial
O Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) da Anatel criou dois grupos de pesquisa voltados para abordar temas críticos no setor de telecomunicações: Inteligência Artificial (IA) e Ciências Comportamentais. Os dois grupos são instâncias de produção de conhecimento por meio do diálogo com a academia nacional e internacional e poderão servir ao Conselho Diretor e às áreas técnicas da Anatel.
Para o Conselheiro Alexandre Freire, presidente do Conselho Superior do Ceadi, a criação dos grupos reforça a competência do corpo técnico da Agência para tratar desses dois temas e possibilita a participação de experts nacionais e internacionais: “No âmbito da IA, devemos nos atentar para a importância de se considerar medidas que possam mitigar possíveis impactos negativos de seu uso, mas, ao mesmo tempo, alavancar a inovação e o avanço tecnológico de maneira sustentável e com transparência”.
Do mesmo modo, expôs que o trabalho do Grupo de Pesquisa sobre Ciências Comportamentais, chamado de Nudge.lab, terá a finalidade de integrar as ciências comportamentais no processo decisório da Agência. Para Freire, é necessário que haja uma compreensão dos padrões de comportamento, motivações e reações das pessoas, empresas e demais stakeholders frente às regulamentações. Assim, “será essencial que o grupo se debruce sobre esses aspectos para propor políticas que sejam efetivamente implementadas e aceitas pela população”, completou.
Os grupos serão formados por servidores da Agência, professores e pesquisadores de renome nacional e internacional, além de representantes de outras agências reguladoras e órgãos de governo do Brasil e do exterior. Caberá à Assessoria Técnica da Anatel exercer a secretaria executiva dos grupos de pesquisa.
A criação dos grupos de pesquisa reforça o Ceadi como um think tank, sendo que os produtos e estudos gerados servirão como valiosos subsídios para o processo decisório do Conselho Diretor: “Ao promover essas medidas, o Centro gera conhecimento não apenas para a Anatel na sua atuação regulatória, mas também para todo o governo, a sociedade e o ecossistema digital como um todo, auxiliando os elaboradores e promotores de políticas públicas que se encontram nesse novo ecossistema digital”.
IA.lab
A rápida integração da IA nos setores de telecomunicações e inovação tecnológica apresenta tanto oportunidades quanto desafios significativos, como a privacidade dos dados, o viés algorítmico e a exclusão digital. Para enfrentar esses desafios, o Ceadi estabeleceu um grupo de pesquisa multidisciplinar, com a participação de experts nacionais e internacionais, dedicado a desenvolver boas práticas para o uso responsável da IA.
Entre os produtos esperados deste grupo estão propostas de Diretrizes para o uso de IA em Telecomunicações, a produção bibliográfica e relatórios de pesquisa, a criação de um AI Ethics Sandbox para testar e validar abordagens éticas em IA, e a realização de workshops, webinars e consultas públicas para envolver a comunidade e os stakeholders. Além disso, está prevista a organização de uma Conferência Anual sobre IA em Telecomunicações, a criação de um repositório online com recursos e estudos sobre IA, a elaboração de resumos de políticas (policy briefs) e a avaliação crítica das políticas e práticas existentes para identificar áreas de melhoria.
O avanço das tecnologias digitais transforma rapidamente a sociedade, demandando uma compreensão aprofundada dos fatores comportamentais que influenciam a adoção e o uso dessas tecnologias. O Nudge.lab pretende integrar conhecimentos dessa área para formular políticas e práticas que promovam um uso responsável e sustentável das inovações tecnológicas. Esse projeto tem como objetivo garantir que as políticas de comunicação digital e inovação tecnológica estejam baseadas em uma compreensão robusta do comportamento humano.
Os produtos esperados desse grupo incluem a elaboração de relatórios detalhados sobre o impacto das inovações tecnológicas no comportamento dos usuários, a criação de diretrizes políticas para promover práticas digitais seguras e responsáveis e o desenvolvimento de ferramentas baseadas em insights comportamentais que melhorem a interação entre humanos e computadores, facilitando um uso mais intuitivo e seguro das tecnologias digitais.
Esses grupos de pesquisa não apenas abordam questões emergentes no campo das telecomunicações e inovações tecnológicas, mas, igualmente, contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
No caso da IA, a criação do IA.lab está alinhada ao objetivo estratégico de resultado da Anatel de “fomentar a transformação digital junto à sociedade em condições de equilíbrio de mercado”, além de contribuir para os ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes).
Já o grupo de Ciências Comportamentais (Nudge.lab) contribui com o ODS 9, ao integrar as ciências comportamentais com a tecnologia digital, promovendo a inovação por meio da pesquisa aplicada. Além disso, colabora com universidades e centros de pesquisa para publicações conjuntas e troca de conhecimentos.
Assim, ao focar suas ações nos ODS da Agenda 2030, a Anatel reafirma seu compromisso com a promoção de um desenvolvimento tecnológico que seja sustentável, inclusivo e ético: “É uma demonstração da proatividade da Agência para tratar as demandas contemporâneas, preparando o setor de telecomunicações para enfrentar os desafios éticos e comportamentais que surgem com o avanço tecnológico, garantindo que as inovações beneficiem a sociedade de maneira justa e responsável”, finalizou o Conselheiro.