Anatel dá início a três novas redes de fibras óticas em rios da Amazônia
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora de Faixa (EAF) anunciaram o início da implementação de três das seis Infovias na Bacia Amazônica, previstas pelo edital do Leilão do 5G.
O conselheiro da Anatel Moisés Moreira e o presidente da EAF, Leandro Guerra, acompanharam, em Manaus/AM, o transbordo dos cabos de fibra óptica que serão usados nas Infovias 02, 03 e 04.
Essas infovias cobrem os trechos Tefé/Tabatinga (AM); Macapá(AP)/Belém(PA); e Vila de Moura(AM)/Boa Vista(RR), respectivamente.
Moreira apresentou detalhes sobre a operação e a previsão de lançamento dos cabos de fibra ótica que levarão conectividade de alta velocidade a dezenas de cidades da região Amazônica. Além disso, no período da tarde foram feitas visitas técnicas às embarcações que estão recebendo os mais de 2 mil quilômetros de cabos que serão lançados.
As três infovias fazem parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), programa do Governo Federal que prevê a implementação de oito infovias pelos rios da Amazônia. A EAF será responsável pela construção de seis delas, com cerca de 10 mil quilômetros de cabos subaquáticos e investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão. A primeira etapa vai conectar 26 cidades de quatro estados da região Norte.
Os 2,3 mil quilômetros de cabo óptico subaquático chegaram ao Brasil por Manaus. Durante o procedimento de transbordo, que começou no último dia 26 de julho, os cabos são transportados para as embarcações brasileiras responsáveis pelo próximo passo na implantação: o lançamento.
“Trata-se de programa sem precedentes, que vai levar sinal de dados de alta velocidade para garantir à população melhorias na educação, saúde, pesquisa, defesa e judiciário”, explicou o conselheiro, que ocupa a Presidência do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), responsável por disciplinar e fiscalizar a aplicação dos recursos e as obrigações da EAF determinadas pelo edital do 5G.
Leandro Guerra, presidente da EAF, destacou que esse é um projeto único na história das telecomunicações no mundo. “Dez mil quilômetros de cabo de fibra óptica vão cruzar o território amazônico”, afirmou Guerra. “Há meses, nossa equipe de operações tem liderado as expedições que fazem o raio-X dos rios onde os cabos serão instalados. As embarcações são transformadas em laboratórios flutuantes, com equipamentos sofisticados, como sonares, que mapeiam o leito dos rios e servirão de orientação para determinar o local exato onde o cabo será acomodado com segurança. Agora, nos preparamos para o lançamento dos cabos.”