Anatel divulga lista de celulares com FM, mas nada muda no mercado
A Anatel divulgou nesta terça, 7/12, uma lista com todos os aparelhos celulares à venda no Brasil que possuem a capacidade já embarcada de recepção de sinais de rádio FM. A relação é consequência direta de um gesto político feito pelo Ministério das Comunicações há exatos sete meses, quando anunciou com pompa uma suposta obrigatoriedade de FM nos smartphones.
Na prática, apenas os celulares da Motorola atendem tudo o que queriam os radiodifusores – ou seja, não apenas a recepção dos sinais FM no tradicional intervalo entre 87,5 MHz a 108 MHz, como também na faixa estendida desde 76,1 MHz. Mas não por conta da previsão normativa e sim porque já tinham essa capacidade embarcada.
A Samsung, que junto da Motorola completa dois terços dos aparelhos vendidos no Brasil, tem FM, mas só na faixa tradicional (87,5 a 108 MHz), mas sinalizou à Anatel que futuros aparelhos fabricados no país terão também a faixa estendida. No mais, LG (que parou de fabricar celulares no Brasil), ASUS, Multilaser e DL tampouco recebem sinais na faixa estendida. Apple e Huawei, que não fabricam celulares no Brasil, não possuem recepção FM.
A fim de materializar o aceno do Minicom aos radiodifusores, a Anatel baixou um Ato (10.003/21) que prevê que [ara obtenção da homologação da agência, aparelhos de celulares precisam “apresentar a função de recepção de sinal do serviço de radiodifusão sonora em Frequência Modulada habilitada caso o aparelho possua hardware com esta capacidade”. A homologação permite a comercialização do aparelho no país.
Aqui a lista da Anatel sobre os modelos com FM.