Telecom

Anatel diz que plano de numeração para provedores SCM virá em 2018

Provedores regionais de acesso a internet voltaram a exigir um plano de numeração para o Serviço de Comunicação Multimídia junto à Anatel e a promessa é de que uma norma sobre esse tema vai avançar em 2018. “Isso está claramente mapeado. Sabemos que é um pleito antigo do setor, mas agora é a oportunidade de fazermos isso mesmo”, afirmou o gerente de regulação da agência, Nilo Pasquali. 

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações aproveitou a realização, nesta quinta, 14/9, de uma audiência pública sobre o novo regulamento geral de numeração para voltar ao tema, que na prática aguarda 15 anos por um tratamento do regulador. 

“A discussão sobre plano de numeração do SCM não pode ser tratada de forma secundária pela Anatel. Não é uma nova necessidade, como a internet das coisas, mas um pleito antigo. O pleito permanece e o assunto deve ser realinhado ao regulamento geral de numeração e à convergência de serviços em redes IP”, defendeu o gerente executivo da Abrint, Helton Posseti.

Segundo o coordenador de numeração da agência, Affonso Ribeiro, “numeração não é uma coisa tão difícil de projetar ou planificar, o mais difícil são as regras de interconexão. Não posso ter um plano de numeração sem antes ter a regra de como vai funcionar essa nova nuvem em relação as nuvens já existentes. Isso está avançado e já em 2018 teremos uma Análise de Impacto Regulatório, além da fase 3 desses regulamentos de numeração, sobre serviços”. 


Botão Voltar ao topo