Telecom

Anatel do Reino Unido tem dados roubados por ataque hacker

O regulador de comunicações da Grã-Bretanha, Ofcom, reportou nesta segunda-feira, 12/06, que foi uma das organizações afetadas em um hack de roubo de dados centrado na popular ferramenta de transferência de arquivos MOVEit.

“Uma quantidade de informações sobre certas empresas que regulamos – algumas delas confidenciais – junto com dados pessoais de 412 funcionários da Ofcom foi baixada durante o ataque”, confirmou o órgão de vigilância em comunicado à imprensa.

A MOVEit, da fornecedora Progress Software, é focada no gerenciamento de dados com adição de criptografia e ferramentas de análises e automação. Foi nela, também, que foi localizada a vulnerabilidade rastreada como CVE-2023-34362, já corrigida pelos desenvolvedores, mas que vem sendo utilizada em ataques contra infraestruturas vulneráveis de todo o mundo.

Grandes empresas como British Airways, rede de drograrias Boots e a BBC confirmaram terem sido vítimas do golpe. Mais de 100 empresas no mundo teriam sido afetadas, entre elas, pelo menos 10 estariam no Brasil, mas sem confirmação oficial ainda.


Botão Voltar ao topo