Anatel e ABDI premiam redes privativas 5G em mercado de R$ 80 bilhões
A Anatel e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) premiaram nesta sexta, 1º/9, 14 iniciativas de redes privativas em funcionamento no país. No total, 28 projetos concorreram em 12 categorias, além de outras 2 categorias especiais.
“Essa é uma experiência que o governo da China faz para incentivar o uso do 5G e das redes privativas, o 5G para os negócios. Desde o início, a perspectiva de que o 5G seria mais para as coisas do que para as pessoas. Mas o que percebemos, com a implantação do 5G no Brasil, é que existe ainda uma distância entre as verticais – agro, indústria, etc, que conhecem seu negócio mas não a tecnologia; e do outro lado as operadoras, que conhecem a tecnologia, mas não as indústrias. Esse prêmio é uma tentativa de fazer essa ponte”, afirmou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
Segundo o superintendente de outorgas e recursos à prestação, Vinícius Caram, o grande número de projetos na premiação sinaliza que as redes privativas serão uma importante fonte de receitas para o mercado de telecomunicações com o 5G.
“Nota-se a relevância das redes de telecom no desenvolvimento das diversas áreas econômicas do país. Estamos mostrando o potencial do 5G e, segundo os estudos, vamos movimentar R$ 80 bilhões na economia nesse modelo B2B, não apenas no B2C”, disse o superintendente.
No total, 31 empresas, entidades, entes públicos ou institutos de pesquisa estão entre os premiados. Os projetos premiados e os respectivos envolvidos são os seguintes:
1. Rede Privativa – Agro
Projeto – IoT Campo Conectado (PUC-Rio): Rede Privativa instalada em Paranatinga/MT, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 700 MHz com tecnologia 4G. Parceria entre a PUC-Rio, Nokia e Datora Telecom e a Arqia (Unidade de Tecnologia Móvel do Grupo Datora).
Projeto – SemeAR-0 (CPQD): Rede Privativa instalada em São Miguel Arcanjo/SP, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 250 MHz com tecnologia 4G, além de Wi-Fi e LoraWAN. Parceria entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Tropico – Sistemas e Telecomunicações, a Cambium Networks Brasil e a empresa Khomp.
Projeto – Campo Conectado (Sol Internet of People): Rede Privativa instalada em Mato Grosso, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 700 MHz com tecnologia 4G. Parceria entre a Startup Sol: Internet of People, a Huawei e a Claro S.A.
2. Rede Privativa – Indústria
Projeto – Centro Logístico Inteligente (Huawei): Rede Privativa instalada em Sorocaba/SP, para sistema de Indústria 4.0, na faixa de 3,5 GHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a Huawei e a Telefônica Brasil.
Projeto – Siderurgia do Futuro (Gerdau): Rede Privativa instalada em Ouro Branco/MG, para sistema de Indústria 4.0, nas faixas de 1.800 MHz e 3,5 GHz, com tecnologias CAT-M, 4G, 5G. Parceria entre a Gerdau S.A., Embratel, Huawei e a Claro S.A.
Projeto – OpenLab WEG-V2COM (WEG S.A.): Rede Privativa instalada em Jaraguá do Sul/SC, para sistema de Indústria 4.0, na faixa de 3,5 GHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a empresa WEG, Embratel, Ericsson e Claro S.A.
3. Rede Privativa – Utilities / Mineração / Óleo e Gás
Projeto – Conectividade Industrial (Petrobras): Rede Privativa instalada em diferentes localidades do Brasil, para ambientes onshore e offshore, nas faixas de 700 MHz e 1.800 MHz, com tecnologia 4G e previsão para evolução para 5G. Parceria entre a Petrobras, Huawei, Nokia e Telefônica Brasil.
Projeto – Programa de Conectividade (VALE): Rede Privativa instalada em municípios do Pará e de Minas Gerais, para ambiente de mineração, nas faixas de 700 MHz, 2.1GHz, 2.3GHz, com tecnologias CAT-M e 4G, que levou também conectividade à comunidade local. Parceria entre a Vale S.A., Nokia e Telefônica Brasil.
Projeto – Energia do Futuro (NeoEnergia Elektro): Rede Privativa instalada em diferentes municípios de São Paulo, para implementação de sistemas de medição inteligente, automação e suporte à operação para distribuição de energia elétrica, na faixa de 700 MHz e testes em 400 MHz, com tecnologia 4G. Parceria entre a Neoenergia, Nokia, General Electric e Telefônica.
4. Rede Privativa – Smart City / Educação / Saúde / Transporte
Projeto – OpenCare 5G (Hospital das Clínicas da USP/SP): Rede Privativa do Hospital das Clínicas /SP, para sistema de telemedicina para atendimento de população desassistida, especialmente, comunidades indígenas. Sistema OpenRAN na faixa de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre o Hospital das Clínicas, a Deloitte Brasil, a Siemens, a NEC e AirSpan.
Projeto – Vídeo Polícia Expansão (SSP-BA): Rede Privativa instalada em Salvador e Região Metropolitana / BA, para sistema de auxílio às forças de segurança pública, na faixa de 700 MHz, com tecnologia 4G. Parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, a Huawei e a Oi Soluções.
Projeto – Solução Inovadora (Prefeitura de Pato Branco/PR): Rede Privativa instalada em Pato Branco/PR, para sistema de Smart City, provendo câmeras de reconhecimento facial para segurança pública e Wi-Fi público, nas faixas de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a Prefeitura de Pato Branco, Juganu e Claro S.A.
Projetos – Destaque de Inovação no uso da Tecnologia 5G
• Projeto – 5G Race 360 (Stock Car): Rede Privativa instalada em autódromos, para implantação de experiência imersiva que proporciona uma visão de 360° de dentro do carro para os espectadores, na faixa de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a Stock Car, a Qualcomm, Baicells e Audacetech.
Projetos – Destaque de Pesquisa e Desenvolvimento em 5G
• Projeto – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com Tecnologia 5G: Rede Privativa no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, para oferecerem infraestrutura de telecomunicações para um laboratório de desenvolvimento de aplicações, produtos e devices em geral para soluções de alto impacto na indústria 4.0, nas faixas de 3.700 – 3.800 MHz, com tecnologia 5G. Parceria entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a Nokia.