Anatel estima 5G em Brasília na primeira quinzena de julho
Em que pese a pressão do calendário eleitoral sobre a implantação do 5G no Brasil, a Anatel estima que o lançamento do primeiro serviço comercial com a faixa de 3,5 GHz aconteça em duas ou três semanas.
“O 5G vai começar agora, por Brasília. Temos nos empenhado muito para que em Brasília o 5G seja ligado já na primeira quinzena de julho. Existem algumas dificuldades, temos que fazer as migrações, as mitigações, as FSS, mas a Anatel está muito determinada”, afirmou o conselheiro da Anatel e presidente do GAISPI, Moisés Moreira, ao participar nesta segunda, 27/6, do lançamento do Truck 5G, pela Huawei.
O GAISPI é o grupo que reúne Anatel, Ministério das Comunicações, operadoras móveis vencedoras do leilão do 5G e as emissoras de televisão para supervisionarem as medidas técnicas para a chegada da quinta geração no país.
Por conta de riscos de interferência, haverá instalação de filtros em transmissores e substituição de antenas parabólicas. Mas a falta de equipamentos já provocou um primeiro adiamento, por 60 dias, no calendário do 5G, que previa o serviço em todas as capitais estaduais até 31 de julho.
Para Moreira, mais significativo que a data específica é o formato do leilão, que incentiva a ampliação da cobertura. “O 5G no Brasil foi aprovado em um leilão muito diferente, com um edital muito bem planejado, caso mundial. O leilão deixou de ser arrecadatório para focar em compromissos de abrangência que farão do Brasil um país muito conectado.”