Telecom

Anatel libera primeiros equipamentos Open RAN

A Anatel disponibilizou em seu portal os primeiros certificados de homologação de produtos desenvolvidos para redes do tipo OpenRAN, que permitem a combinação de equipamentos de diferentes fornecedores para o provimento de serviços de telecomunicações, como o de telefonia móvel.

Os dois primeiros equipamentos são modelos de transceptores para estações radio base, ambos fabricados pela fabricante indiana Comba Telecom. 

OpenRan é uma Rede de Acesso via Rádio (RAN, do inglês Radio Access Network) aberta, inteligente, virtual com hardwares interoperáveis baseados em softwares de código aberto. Os certificados emitidos pela Anatel são para modelos de Remote Radio Unit (RRU). A RRU é usada para converter sinais de rádio em um sinal de banda base digital.

A homologação da agência garante que os consumidores utilizem produtos de telecomunicações que atendam às exigências de qualidade e de segurança da regulamentação brasileira. Produtos que emitem radiofrequência, por exemplo, como os utilizados nas redes OpenRAN, são considerados de homologação obrigatória.

Diversas ações estão sendo realizadas no País para promover a pesquisa e o desenvolvimento do OpenRAN. A Anatel possui um Grupo de Trabalho dedicado a acompanhar a evolução dessa tecnologia (GT OpenRAN) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) mantém o Programa MCTI OpenRAN@Brasil, que tem por objetivo estabelecer competências e desenvolvimento de soluções para a arquitetura OpenRAN.


Botão Voltar ao topo