Anatel quer ouvir 100 mil para medir qualidade de serviços
A Anatel reforçou nesta sexta, 27/7, a divulgação da quarta edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, pela qual busca informações sobre o desempenho dos serviços de telecomunicações por meio de entrevistas telefônicas com usuários. A pesquisa começou em 9/7 e se estende até o fim de novembro. O objetivo é ouvir mais de 100 mil pessoas.
“Os resultados permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores, por prestadora e por serviço”, aponta a divulgação da pesquisa pela Anatel. Segundo a agência, os resultados do levantamento deverão ser divulgados no 1º trimestre de 2019.
A pesquisa é feita por meio de entrevistas telefônicas, que duram cerca de 12 minutos. Nela os consumidores podem expressar o seu nível de satisfação com as prestadoras e, também, como eles percebem a qualidade dos serviços que contrataram. Ao todo, a pesquisa envolve o público de 17 prestadoras de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.
Fazem parte do questionário aplicado perguntas sobre satisfação geral com a prestação dos serviços e ainda sobre a qualidade percebida com os canais de atendimento da prestadora; oferta e contratação de serviços; funcionamento dos serviços; cobrança, reparo e instalação; além de capacidade de resolução de problemas.
* Com informações da Anatel