Telecom

Apple despenca e Huawei assume segundo lugar no ranking de celulares

Os embarques globais de smartphones seguem em queda pelo sexto trimestre consecutivo, desta vez com um recuo de 6,6% na comparação com um ano antes, conforme números da consultoria IDC. Quase todos os principais fabricantes experimentaram quedas no período, mas o tombo de 30,2% nos embarques de iPhones isolaram a chinesa Huawei, única a crescer, como segundo maior fabricante mundial de aparelhos celulares.

Nas contas da IDC, entre janeiro e março foram embarcados 310,8 milhões de smartphones. O desempenho vem na sequência de recuos em 2018 (-4,1%) e 2017 (-3,5%). Por isso, para a consultoria, “os resultados desse trimestre são claro sinal de que 2019 será mais um ano de queda”.

A única exceção, diz a IDC, é a Huawei. “O mercado de smartphones enfrenta desafios por todos os lados, mas a Huawei foi capaz de crescer 50%, não apenas firmando-se em segundo lugar, mas reduzindo a distância que a separa da líder Samsung”, aponta a consultoria em seu monitor trimestral dos embarques globais de aparelhos.

Além de quedas na China, a IDC indica que o fator preponderante para o desempenho dos embarques no primeiro trimestre foi a queda de 15% para os Estados Unidos, apontada por conta da cada vez menor taxa de substituição de smartphones por novos modelos. “Os iPhones da Apple contribuíram para um trimestre excepcionalmente ruim nos EUA, mas foram acompanhados por quedas de outros fornecedores, como Samsung e LG”, diz o relatório.

A Samsung teve recuo de 8,1%, somando 71,9 milhões de embarques e 23,1% do mercado (era 23,5% há 12 meses). Em seguida, a Huawei, com alta de 50,3% (59,1 milhões) e um salto de 11,8% para 19% de market share. A Apple, em terceiro, recuou para 36,4 milhões de aparelhos (-30,2%), o que reduziu a participação de mercado de 15,7% para 11,7%. Juntas, as três detém 53% dos smartphones usados no planeta.


Botão Voltar ao topo