Telecom

Apple domina 40% do mercado de tablets, que declina no pós-pandemia

As remessas mundiais de tablets caíram 11% ao ano no segundo trimestre de 2023, para 31 milhões de unidades. Isso representa um declínio sequencial em relação ao primeiro trimestre e significa o menor volume de remessas globais de tablets desde o primeiro trimestre de 2020, segundo a Canalys. Enquanto isso, os Chromebooks tiveram um trimestre decente, com alta nas remessas de 1% ao ano para 5,9 milhões de unidades, impulsionadas pelo retorno da demanda educacional, especialmente na América do Norte. 

O declínio do mercado de tablets no segundo trimestre de 2023 representa uma pequena melhora em relação à queda de 13% ano a ano experimentada no primeiro trimestre do ano. A Apple fortaleceu sua posição como fornecedora líder de tablets, vendendo 12,3 milhões de unidades, o que representa quase dois quintos do mercado global total de tablets.
Apesar de uma queda anual de 14% nas vendas, a Samsung garantiu a segunda posição, vendendo 6,0 milhões de tablets. A terceira colocada Amazon e a quarta colocada Lenovo registraram as maiores quedas entre os principais fornecedores de tablets, com vendas caindo 33% e 39%, respectivamente. A Huawei ficou em quinto lugar no ranking, com 1,7 milhão de unidades vendidas.
“Embora a demanda por tablets tenha caído desde os picos da pandemia, ela permanece relativamente resiliente”, disse Himani Mukka, gerente de pesquisa da Canalys. “Com os mercados de PCs e smartphones também sob ameaça, os vendedores de tablets têm uma ferramenta adicional para ajudar a atingir bolsões de oportunidade nos setores de consumo, comercial e educacional. O mercado receberá um impulso da demanda sazonalmente mais forte na segunda metade do ano, com fornecedores continuando a lançar novos produtos, adotando estratégias agressivas de entrada no mercado e impulsionando atividades promocionais”, diz.
Na prática, adiciona,  na frente comercial, parece que a diferença de produtividade entre tablets e PCs deve aumentar. Com a Intel e a AMD estabelecendo roteiros para o desenvolvimento de ‘PCs AI’, a capacidade futura de os tablets servirem como substitutos de notebooks pode ser diminuída à medida que a funcionalidade AI se torna cada vez mais importante para a produtividade do trabalhador.
O mercado global de Chromebooks experimentou um crescimento menor no segundo trimestre de 2023, após sete trimestres consecutivos de declínio. A HP garantiu o primeiro lugar como fornecedor líder de Chromebook, ganhando mais de 10% de participação no mercado, já que as remessas cresceram 69% em relação ao ano passado.
A Lenovo manteve o segundo lugar com as remessas de Chromebook crescendo 15%, enquanto a Dell, terceira colocada, sofreu uma queda de 15%, com ambos os fornecedores vendendo cerca de 1,3 milhão de unidades. A Acer e a Asus ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, ambas perdendo participação de mercado em comparação com o ano anterior.
“O retorno ao crescimento dos Chromebooks foi fortemente impulsionado por uma forte demanda no setor de educação nos EUA”, disse Kieren Jessop, analista de pesquisa da Canalys. “Os EUA representaram 81% das remessas globais de Chromebook no segundo trimestre de 2023, bem acima de sua participação média desde o início da pandemia. Antes do próximo ano letivo, as instituições dos EUA apresentaram inscrições antes do prazo de 13 de maio de 2023 para a terceira rodada do Fundo de Conectividade de Emergência (ECF) do governo.”
A Federal Communications Commission (FCC) informa que a última rodada de financiamento apoiou a implantação de 5,1 milhões de dispositivos conectados, com compromissos totais até o momento atingindo quase 13 milhões de dispositivos conectados. “No entanto, o uso do dinheiro do contribuinte para Chromebooks foi recentemente examinado, com o US Public Interest Research Group Education Fund publicando um relatório crítico sobre a vida útil dos dispositivos. Salvo mais financiamento federal, as escolas que mantêm Chromebooks mais antigos podem enfrentar interrupções devido a problemas de usabilidade e experiência”, acrescentou Jessop.

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